domingo, 15 de julho de 2012

Conheça mais uma banda/projeto musical: Avantasia

     E aí pessoal? Beleza e de boa na lagoa? Nesse post, resolvi ressuscitar a série "Conheça mais uma banda", que frequentemente apresentava-a nos primeiros posts do blog. Bem, vamos ao que interessa e ao resumo à la-Wikipédia como de costume:

     "Avantasia é um supergrupo/banda/projeto musical de Heavy Metal/Power Metal, criado pelo músico Tobias Sammet (também conhecido como Hellfire Tobi), vocalista e líder da banda de Power Metal, Edguy (talvez no futuro faça um artigo sobre esta). O nome do projeto é a junção das palavras Avalon e Fantasia e descreve 'um mundo além da imaginação humana'. O projeto consiste em um single homônimo (Avantasia), dois álbuns completos intitulados The Metal Opera, dois EPs chamados Lost in Space e a trilogia Scarecrow Trilogy, composta pelos álbuns The Scarecrow, The Wicked Symphony and Angel of Babylon."


Tobias Sammet, idealizador do projeto.
     Bem, o The Metal Opera possui uma história completa, complexa e épica, além de um enredo estruturado (recomendo que você saiba o mínimo de História para que possa compreendê-la), levando em conta a combinação de ficção, realidade (alguns personagens realmente existiram), religião e filosofia.

     Para cada personagem, há uma voz diferente, ou seja, existe um vocalista diferente para cada um, sendo o próprio Tobias o protagonista (personagem principal), Gabriel. Há a participação de grandes nomes do cenário Heavy/Power Metal como Michael Kiske (ex-Helloween), Kai Hansen (Gamma Ray, ex-Helloween), Andre Matos (ex-Angra), Sharon den Adel (Within Temptation), Oliver Hartmann (ex-At Vance), Bob Catley (Magnum), David DeFeis (Virgin Steele), Rob Rock, Timo Tolkki e Ralf Zdiarstek. Caso queira ler a sinopse completa, clique aqui.

     Já em The Scarecrow, a história não é tão bem organizada e estruturada como seu predecessor, não havendo nenhuma relação com este (não sendo uma sequência). Tobias contou que esse é o trabalho mais importante do Avantasia, tendo em vista a escalação dos membros dos dois álbuns anteriores. Argumentou também que a história pode ser "livremente interpretada", não havendo uma narrativa definida. É considerado um álbum conceitual. Os novos vocalistas que participam no álbum são: Jørn Lande (Masterplan), Roy Khan (Kamelot), Alice Cooper e Amanda Somerville (Aina, Epica), além dos veteranos Bob Catley, Oliver Hartmann e Michael Kiske. Os guitarristas foram Rudolf Schenker (Scorpions), Kai Hansen e Henjo Richter (Gamma Ray), estrelando o habilidoso e guitarrista principal, tendo participado de todas as músicas, Sascha Paeth (que aderiu ao projeto na época do Lost in Space I) e o baixista é nada mais e nada menos que o próprio Tobias Sammet (também desde o Lost in Space I).

     Já os álbuns The Wicked Symphony e Angel of Babylon, lançados simultaneamente (como Mezmerize e Hypnotize, do System of a Down), a história é uma sequência ao aclamado The Scarecrow. Juntos formam a trilogia e são frequentemente referenciados como The Wicked Trilogy. Os convidados foram: os vocalistas novatos Tim "Ripper" Owens (Yngwie Malmsteen), Klaus Meine (Scorpions), Russell Allen (Symphony X), Cloudy Yang, Jon Oliva (Savatage), além dos experientes Michael Kiske, Bob Catley, Jørn Lande, Ralf Zdiarstek e a volta de Andre Matos (que não participou do The Scarecrow). O instrumental é papel dos guitarristas Sascha Paeth, Oliver Hartmann (sim, ele também toca guitarra e muito bem por sinal), Bruce Kulick (ex-KISS) e Henjo Ricther (Gamma Ray). O baixista continuou sendo o próprio Tobias. Os bateristas foram Eric Singer (KISS), Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire) e Felix Bohnke (Edguy) e os tecladistas Jens Johansson (Stratovarius), Simon Oberender e Miro Rodenberg.

     Minhas músicas favoritas são praticamente todas, na verdade, é a minha "banda" favorita atualmente, aliado ao fato do Tobias ser um excelente compositor. Meus álbuns favoritos o The Wicked Symphony, The Scarecrow e The Metal Opera Part I. Não que não goste do The Metal Opera Part II e do Angel of Babylon, mas que ouço-os com menos frequência. Se tiver curiosidade, comece ouvindo pelas mais conhecidas como The Scarecrow, Farewell, Avantasia, Sign of the Cross, Carry Me Over, The Story Ain't Over, Another Angel Down, Cry Just a Little, Lost in Space e Dying for an Angel. O projeto me lembra Ayreon (projeto de Rock Opera do holandês Arjen Anthony Lucassen).








     Depois de tamanho artigo, acredito que não preciso mais explicar muito. Espero que tenham gostado do post e do projeto. Agradecimentos especiais à Wikipédia por ter fornecido as informações, desculpe-me pelo tamanho do artigo e obrigado à todos. Críticas construtivas, sugestões de posts e bandas? Por favor, não deixem de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário